sexta-feira, 2 de maio de 2008

Crônica alvissareira do Conjunto “Raios de Luz”
Conjunto de adolescentes da UNAADTAM

Certo dia aproximara-se de um ministro do evangelho, uma inteligente iniciante da adolescência que lhe dissera: “Pastor, nós os adolescentes estamos com um grande problema, não podemos cantar no Conjunto das Crianças, porque já somos adolescentes, e não podemos cantar no Conjunto da mocidade porque ainda não somos jovens, por isso ficamos desocupados na casa de Deus, portanto queremos que o senhor resolva este problema”.

O pastor considerou de suma importância à solicitação supracitada, bem como a forma da adolescente apresenta-la, e pensou de imediato em uma irmã que há dias havia lhe sugerido a criação de um conjunto de adolescentes. Todavia, antes de contatar com ela, algumas jovens resolveram criar o referido conjunto, talvez até querendo fazer uma agradável surpresa ao pastor, entretanto não conseguiram controlar a inquietude peculiar a essa faixa etária, e logo mais desistiram. Sabendo disto, o nosso pastor falou com aquela primeira irmã para que aceitasse a nobre incumbência dessa criatividade, o que foi aceito por ela com alguma relutância, por se julgar incapacitada.

Destarte, no dia 27 de outubro de 1989, às vinte horas, em culto de sexta-feira, na Assembléia de Deus do Tabuleiro do Martins, em Maceió-Alagoas. Veio a lume a concepção do Conjunto de Adolescentes desta igreja sob a gestão do pastor Sólon Teixeira Gomes, que anunciou essa importante criação com muita alegria e apresentou como sua diretora à citada irmã que não outra senão a esforçada Neuzina da Silva e como vice-diretora a não menos dinâmica irmã Elza Cruz.

Isto posto, foi logo marcada a primeira reunião dos adolescentes, inclinados ao cântico para o dia 01 de novembro de 1989, uma bela 4ª feira às vinte horas, com a participação do pastor em pauta, o qual nos entregou uma substancial mensagem bíblica baseada em Provérbios, capítulo 20 e versículo 11. Sendo que na aludida reunião já contamos com a presença de trinta componentes que transbordavam de evidente felicidade, mormente aquela que dissera: “nós os adolescentes estamos com um grande problema”.

Empolgou-nos também nessa reunião, o constatarmos que a irmã Neuzina não se fez esperar e já apresentava-nos o bonito nome do recém-nascido, que triunfal e alegremente foi chamado: “Conjunto Raios de Luz”, o que foi ratificado por unanimidade da nossa mini-assembléia adolescente.

Assim sendo, foi marcada o primeiro ensaio para o dia oito do mesmo mês de novembro, no qual o primeiro hino entoado tem também o curioso e coerente título de “Raios de Luz”, pelo que, como não podia deixar de ser, fora escolhido como o hino oficial do novo conjunto.

Apraz-nos ainda informar, exuberante de contentamento, que com apenas quinze dias de existência, este conjunto ganhou a primeira alma para Jesus Cristo, a qual passou logo a componente do “Raios de Luz”. Entretanto, logo depois o conjunto ganhou mais duas almas que igualmente tornaram-se componentes do mais novo órgão cantante desta Assembléia de Deus, o qual já conta com 45 adolescentes, que ganharam também outras almas que se sentiram atraídas a cantarem com essas jóias valorosas de nossa igreja.

Sentimo-nos igualmente honrados em cientificar a todos os irmãos, que convidamos a jovem Lila para nos ajudar nos ensaios; E ela aceitou de bom grado, tornando-se tão útil e dinâmica, que a classificamos de diretora dos ensaios, considerando-se o seu dom de cantar e lidar com adolescentes, que também desejam trabalhar para o reino de Deus.

Ademais cremos piamente haver Jeová Jiré permitido o nascimento do “Raios de Luz” para louvor, honra e glória do seu excelso nome e para maior alegria da igreja e do Senhor Jesus Cristo, como disse Isaías: “O trabalho de sua alma Ele verá e ficará satisfeito.”.

Finalmente hoje, dia 20 de maio de 1990, ninguém aqui estão mais felizes e radiantes que este dinâmico e entusiástico grupo de adolescentes chamado acertadamente de “Conjunto Raios de Luz”. Seus corações estão exuberantes de um indescritível prazer, porque estão emocionadamente contemplando, usufruindo, envolvendo-se a esta e desta radiante inauguração que é sua e bem sua. É um anelante sonho hoje cumprido, quando têm a elevada honra de apresentar ao público os primeiros maviosos e tocantes hinos. Apoiados e aplaudidos pelo seu pastor que muito os ama, pela admiração de suas diretoras, pela igreja que bastante os preza e pelos seus pais que lhes dedicam inigualável amor e acima de todos, inspirados, dirigidos e amados por Deus que os tem abençoado constantemente.

Finalizando, acrescentamos que se tivéssemos olhos preparados por Deus para tal fim, poderíamos ver neste momento centenas de raios de luz voando desses coraçõezinhos em direção ao trono da graça; levando ao Pai celeste a inclassificável gratidão por esse dia de deleite espiritual, pelas mensagens ouvidas através da eloqüente preletora da tarde e pelo eminente preletor da noite, e por haverem sido honrados por tantos órgãos cantantes que lhes homenageiam nesta inesquecível data que mais lhe parece um sonho acordado.

Diante de tudo isto, pedimos a todos os presentes que orem por este neo-conjunto, para que ele permaneça louvando ao Senhor aqui na terra e expandindo milhares de raios de luz através do cântico sacro, abrangente aos corações de todos os diletos ouvintes; até a magnificente e anelante vinda do Senhor Jesus Cristo com inexplicável resplendor de divinais raios de luz emitidos pelo seu meigo, belíssimo e fulgurante rosto, que brilha mais que o sol em todo o seu ofuscante fulgor de um meio-dia de verão.

Aleluia, amém.

Maceió, 20 de maio de 1990.

Sólon Teixeira Gomes

Pastor da Igreja no referido período (já descansa no Senhor)

Nenhum comentário: